Header Ads

O inferno de Dante


O Inferno de Dante é uma obra clássica que revela a viagem do personagem Dante Alighieri  até as profundezas do inferno e depois do paraíso, a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, mostra o Purgatório, é uma viagem aos diversos círculos do inferno, encontrando pessoas que estão aprisionadas devidos aos mais diversos pecados.
A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio.


Dante Alighieri (Florença, 1.6.1265 ) foi o escritor e político considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta (“o sumo poeta”).
O inferno de Dante é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos.
O inferno foi criado da queda de Lúcifer do Céu. Lúcifer teria caído em Jerusalém, a Terra Santa, portanto, ali está o Portal do Inferno.


O inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Portanto os pecados menos graves estão logo no ínicio, e os mais graves no final.
Foi escrito no início do século XIV Os mais variados pintores de todos os tempos criaram ilustrações sobre esta obra, se destacando Botticelli, Gustave Doré e Dalí.

                    

O livro de Dante é uma dura crítica as injustiças da sua época e ele denuncia através da Divina Comédia
Primeiro que tudo, como forma de  revolta contra Roma, em oposição aberta ao latim como língua dominante, Dante Alighieri escreveu A Divina Comédia no seu dialecto local: o toscano (muito aproximado do que hoje é conhecido com língua italiana ou língua vulgar) livro PDF aqui


E vejam este vídeo, parece inspirado nos relatos de Dante.

       

Há muita literatura sobre a vida após a morte e sobre o inferno, veja  O outro lado.





                                                  

Nenhum comentário

Comentar é livre, criticas serão aceitas sempre, mas comente com responsabilidade, palavras de baixo calão, palavrões e imoralidades terão os comentários excluídos.